ANITA CIMIRRO
ESCRITORA, JORNALISTA E EDUCOMUNICADORA



VISITE O LUDOVICUS
INSTITUTO CÃMARA CASCUDO
WWW.CASCUDO.ORG.BR




http://twitter.com/#!/InstCascudo
http://facebook.com/InstCascudo
http://instagram.com/institutocascudo








-----------


Luís da Câmara Cascudo
(1898-1986)

Viveu 87 anos no Planeta Terra e imortalizado através de sua extensa obra.

Dividindo-se em suas diversas ocupações como advogado, jornalista, historiador e etnógrafo, multiplicou saberes, estudando e pesquisando profundamente a cultura brasileira e suas variantes culturais.

Trabalhou incansavelmente em causas sociais e de cunho político, sendo por vezes, incompreendido. Curioso ao extremo se via impelido a desvendar histórias que lhe chamavam a atenção e/ou necessitavam de apuro crítico e ético.

Suas obras, de inegável sabedoria e beleza cultural, servem aos amantes da boa leitura como bálsamo que ameniza dores e clareia mentes turvas pelo mesmismo da vida. Ler Cascudo é enveredar por caminhos forrados de folhagens diversas. É se perder em um mundo do qual não se quer mais voltar.

Existem pessoas de dons tão extraordinários, ficando impossível de descrevê-las, pois, corre-se o risco de uma mensuração muito aquém das qualidades que lhes são devidas, e Câmara Cascudo faz parte dessas pessoas.

Sempre me encantei com os mitos brasileiros, mas foi em “Geografia dos Mitos Brasileiros” desse notável pesquisador, que encontrei respaldo técnico para recuperar em forma de literatura simples, as verdadeiras origens e características desses mitos.

Registro aqui minha eterna gratidão ao imortal Luís da Câmara Cascudo, com quem um dia pretendo ouvir mais histórias, e colher mais folhas em caminhadas diversas.

Enquanto esse dia não chega, quero desde já lhe fazer um pedido, amigo Cascudo: deixe um livro pronto para quando aí nos encontrarmos.

Até qualquer dia, querido educador!

Anita Cimirro (11/10/2014)