____________________________________________________

A CPFL e o Meio Ambiente
____________________________________________________


A legislação e normas ambientais vigentes em nosso país são dificilmente cumpridas e/ou controladas, pois, a cultura educacional em que estamos inseridos é caótica em termos de conscientização eficaz. Novos conceitos e métodos poderiam ser abordados, porém, o ser humano, por estar sendo colocado em situações precárias, advindas da ignomia com que tem lidado com a natureza ao longo do tempo, está fazendo com que ele invente novas estratégias para que possa sobreviver ao caos cada vez mais iminente.

A morosidade na concepção e aplicação de leis abrangentes e definitivas acabou por “obrigar”, a inventividade por parte da comunidade que tem maior interesse financeiro e imediato, e que também, às custas de alguns sacrifícios pessoais, entendeu por bem que a melhor saída para um problema sério e complexo como esse, o melhor que se tem a fazer, é pensar coletivamente. Por tabela, acabam se beneficiando também, àqueles que agem egoisticamente ou simplesmente por ignorância.

Um exemplo de consciência ambiental, e é bom que se diga, para que, quem sabe assim, outros possam ser incentivados, é o da CPFL Energia S.A (Companhia Paulista de Força e Luz), que, além de cumprir a legislação e normas ambientais vigentes, adotou uma política ambiental consistente desde as fases de projeto, construção e operação dos seus empreendimentos.

Suas atividades englobam roçadas e aceiros sob linhas de distribuição e transmissão de energia elétrica, construção de novas linhas de transmissão e subestações, destinação de resíduos, construção de usinas hidrelétricas, além de nortear as ações ambientais da empresa.

Segundo o Engenheiro Paulo César Aiello, Líder de Serviços de Campo da Regional Ribeirão Preto, um programa de reflorestamento com espécies nativas foi implantado nos municípios de Altinópolis, São Carlos, Jaboticabal, Campinas, Saltinho, Americana, Mogi-Mirim, Cubatão, Nuporanga, São Joaquim da Barra e Macatuba. Que em 2002, a CPFL deu continuidade a seu programa de arborização urbana, tendo como ação mais relevante a doação de mais de 152.000 mudas de árvores adequadas à convivência harmoniosa com as redes elétricas, tendo sido atendidos 46 municípios na sua área de concessão.

“Para os resíduos gerados a partir dos seus processos produtivos, a CPFL mantém um programa de gerenciamento e destino final para os resíduos considerados perigosos, que incluem óleo ascarel, lâmpadas de mercúrio, vapor de sódio e outros. Temos também um programa de coleta seletiva que foi implantado em 2002 na sede da empresa em Campinas, que serviu de programa piloto, e que já está sendo estendido às demais unidades. Contamos ainda com um programa de repovoamento de rios e reservatórios, sendo que fizemos a soltura de 350.000 alevinos de corimbatás nos rios e reservatórios da área de influência de concessão da empresa”.

O Engo.Paulo César Aiello, disse também existir um programa de educação ambiental voltado à população, onde, visitas às instalações possam ser agendadas, para que aspectos de preservação do meio ambiente, com ênfase aos recursos hídricos e à geração de energia possam ser trabalhados. O “Projeto Barco Escola”, que é uma parceria com a Instituição do mesmo nome e a CPFL Energia, enfoca o conhecimento da problemática dos recursos hídricos da bacia do rio Piracicaba, a sua discussão e as propostas de recuperação ambiental.

Para a sustentabilidade dos programas de Arborização Urbana e de Repovoamento de Rios e Reservatórios, o Engo. Aiello informou que a Empresa mantém viveiros próprios de produção de mudas de árvores adequadas à arborização urbana, bem como centro de piscicultura, produtor de peixes de espécie nativa dos rios que compõem sua área de atuação.

A CPFL conta com a Certificação Ambiental ISSO 14.001 e OSHAS 18.001, pois 100% das linhas de transmissão e 75% das linhas de distribuição já possuem Licença Ambiental emitida pelos órgãos ambientais competentes.

São empresas como a CPFL, por exemplo, que nos levam a acreditar que, havendo um mínimo de boa vontade, entendimento para adequação e respeito para com a natureza, a vitalidade do ecossistema possa subsistir para que também possamos garantir nossa permanência saudavelmente por mais tempo no nosso planeta.

O telefone 24 horas para atendimento emergencial ou mesmo para qualquer tipo de informação pertinente é o 0800101010.

Em São Carlos, o telefone (16) 3307.6660 também pode ser acionado em horário comercial, inclusive para palestras e cursos educativos. Um serviço gratuito que a CPFL disponibiliza para a população em geral.



Nicete Campos
20/10/2003


_______________________________________