____________________________________________________

Ecologicamente Correto
____________________________________________________


Um estudo com cinco espécies que arborizam áreas urbanas em Campinas (SP) - a sibipiruna, o ipê-roxo, a magnólia, a chuva-de-ouro e o jatobá - comprovou que todas reduzem bastante os efeitos da radiação solar e oferecem conforto térmico. E, como Campinas tem clima semelhante ao de outras regiões do Sudeste brasileiro, essa árvores devem servir para muitas outras cidades. Onde o clima for diferente, contudo, será preciso fazer um estudo com espécies nativas ou adaptadas, o que agora ficou simples: o estudo de Campinas estabeleceu uma metodologia que está à disposição dos interessados.

Esse estudo foi elaborado pela física Lucila Chebel Labaki, do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Campinas (UNICAMP), tendo como título “Conforto Térmico em Cidades: Efeito da Arborização no Controle da Radiação Solar”.

O trabalho enfocou também o conforto térmico dado por certas áreas verdes da região central de Campinas e mostrou que atenuação da radiação solar chega a 99,06% num bosque antigo e denso e a 88,24% numa praça criada recentemente.

Confirmou-se que a vegetação reduz drasticamente o desconforto das chamadas ilhas de calor dos grandes centros, criadas pela associação de fatores como as grandes massas de edificações - que favorecem a redução dos ventos e a concentração de poluentes -, a impermeabilização do solo pela pavimentação e a presença de materiais de construção que absorvem muito calor.

Ainda como sugestão, o estudo aponta algumas espécies arbóreas mais adequadas para dar conforto aos habitantes nas áreas de passagem (ruas e avenidas) ou de lazer (praças e parques).

Eu, preocupada que estou como habitante sãocarlense, e como defensora ferrenha do nosso meio ambiente vegetativo, faço circular essa matéria na esperança de poder alertar o nosso governo municipal para que atentem ao fato de que não basta simplesmente plantar, e sim, o que, onde e época do plantio de cada espécie.

Nicete Campos
15/7/2003


_______________________________________